Neuroepigenética e sociedade: como o ambiente pode modificar a expressão de nossos genes modulando nossa neurofisiologia e comportamento
Friday, 10 de September de 2021
Sabemos que o ambiente externo, incluindo variantes físicas, biológicas e sociais, é um dos principais fatores atuantes sobre nosso comportamento. A partir das interações e feedbacks recebidos do ambiente, podemos processar a nível cerebral e gerar uma resposta consciente ou inconsciente relacionada àquele estímulo. Porém além disso, esse estímulo externo advindo do ambiente pode influenciar na atividade de nossos genes, o que pode refletir em diversas mudanças em nosso corpo, o que é o objeto de estudo da epigenética. A epigenética é uma área emergente da biologia que demonstra as mudanças fenotípicas decorrentes de alterações nas expressões de genes sem exercer modificação nas sequências do material genético (DNA).
Nesse contexto, a neuroepigenética é o estudo de como as alterações epigenéticas estão relacionadas ao sistema nervoso, interferindo em seu funcionamento a nível fisiológico e comportamental. Aqui, vamos inicialmente entender como acontecem os mecanismos epigenéticos e elucidar alguns exemplos para uma melhor compreensão desses mesmos mecanismos associados a nossa neurofisiologia e comportamento. The content published here is the exclusive responsibility of the authors.