Você se sente ansioso quando o telefone toca?

Thursday, 25 de February de 2021
Você já sentiu o coração acelerar ou as mãos soarem frio apenas por uma ligação? isso é mais comum do que podemos imaginar, e muitas pessoas experimentam essa sensação!


                      Fonte: Dreamstime (2020)



Um número significativo de pessoas têm relatado sentir-se altamente ansioso apenas pelo anúncio de uma ligação! Ou seja, o telefone toca e seu sistema ansioso é ativado! Entretanto, durante a pandemia, manter o contato com as pessoas por vias telefônicas  tornou-se ainda mais importante! Entretanto, para alguns pessoas, o simples fato de atender ou fazer uma ligação, se torna uma experiência altamente estressante 
Pensando nisso, alguns pesquisadores exploraramm por que tantas pessoas experimentam ansiedade ao telefone e estudam como limitar as reações ansiosas.

A aniedade por telefone, também chamada de telefobia é caracterizada por um medo ou evitação de conversas ao telefone. Alguns sintomas emocionais da ansiedade  ao telefone incluem atrasar ou evitar fazer ligações, sentir-se extremamente nervoso ou ansioso antes, durante e depois da ligação e ficar muitas vezes extremamente preocupado com o que você vai dizer. Os sintomas físicos incluem principalmente  aumento da freqüência cardíaca, falta de ar, nauseas, tensão muscular e tontura.

Falar ao telefone pode ser muitas vezes um evento traumático e assustador porque estamos limitados apenas ao som de nossas vozes. Na ausência de todas as outras pistas sociais - incluindo gestos, linguagem corporal e contato visual, etc. e na ausencias desses "fatores de segurança" até nossa voz pode causar um certo receio e constrangimento, ou a escolha de palavras, etc. É or isso que algumas pessoas optam por enviar mensagens de texto porque isso lhes dá tempo para pensar sobre o texto de suas mensagens, proporcionando a oportunidade de serem informais. Por isso, a ansiedade por telefone está, muitas vezes, relacionado a preocupação com o que as pessas vão pensar a seu respeito.



Fonte: Neurosciencenews (2021)

Existe alguma forma de superar isso? na verdade, existem estratégias! você por exemplo se expor a mais ligaçõe sé uma delas, quanto mais você faz isso, menos opressor se torna. Além disso. você pode também iniciar esse processo fazendo uma lista das pessoas com quem você precisa falar ao telefone, como amigos ou colegas, e analisar cada uma delas refletindo sobre o que o deixa ansioso na ligação.

Além disso, você sabia que EEG e fNIRS são estratégias de neurociência que conseguem detectar padrões de alterações cerebrais em pessoas ansiosas?! conhecendo os padrões você pode por exemplo tentar prever crises.


Referência

NEUROSCIENCENEWS.  
Phone Call Anxiety: Why So Many of Us Have It, and How to Get Over It. Disponível em: https://neurosciencenews.com/phone-call-anxiety-why-so-many-of-us-have-it-and-how-to-get-over-it/. Acesso em: 25 de fevereiro de 2021.

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Livia Nascimento Rabelo

Support

livia@brainsupport.co









EEG ERP BCINIRSEEG fMRIEEGfor MRISocial InteractionEEG combinedBrain StimulationResponse DevicesGame TheoryPhysiology and BehaviorEEG Data AnalysisPlasticity, nfb & nModEEG CombinedMobile EEG NIRS applicationsSmall Animal ResearchAttention & MemoryLearning & MemoryNeuropoliticsReligareCultural NeuroscienceMetacognition & MindSetDecision MakingHuman CompetenceNeuroscience of ConsciousnessSport & Motor BehaviorExecutive FunctionsPhysiology & BehaviorInhibitory Control & SwitchingIonic MovementsNeuro-Glia InteractionsSelf PerceptionPerception & ActionStress & CognitionSocial PreferencesInhibitory Control & Switching