SERÁ POSSÍVEL TRANSFERIR TRAUMAS ENTRE GERAÇÕES?

Friday, 18 de September de 2020

 Alguns estudos se preocuparam em pesquisar se sobreviventes do holocausto foram capazes de superar os traumas, e se não, esses traumas podem ser transferidos para as outras gerações. Essa transferência de trauma se chama trauma intergeracional e é algo de bastantes exclusivo na comunidade científica.


                                                                                 Fonte: Estado da arte (2020)

Estudos sobre neurociência e infância ocorridas que situações adversas ocorridas no período da infância, como por exemplo, negligência, violência (física, sexual e psíquica) abusos, bullying, etc. Podem refletir negativamente na saúde mental durante a vida adulta. Somado a isso, também foi perceptível que esses efeitos negativos podem ser transmitidos para futuras gerações, mesmo essa geração não tenha vivenciado essas experiências negativas, e isso chama-se de trauma intergeracional.

Essas ideias foram observadas pela primeira vez em descendentes de sobreviventes dos campos de concentração. Um caso especifico especifica que um adolescente que era o primeiro filho da primeira filha de um sobrevivente do holocausto possuía esses traumas vivenciados pelas gerações anteriores a ele, sendo gravemente perturbado com diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo.

Uma equipe de pesquisadores do hospital Monte Sinai de Nova York, fez um estudo genético em filhos de pessoas que sobrevivem ao holocausto, pois, estes apresentam maior probabilidade de transtornos de estresse devido aos seus pais terem experiências traumáticas. Com isso, eles compararam os resultados com famílias judias que estavam fora da Europa que viveram durante uma guerra, e percebemos as mudanças genéticas nas crianças filhas de sobreviventes.



                                                                                    Fonte: Universo racionalista (2020)

Outros estudos percebem que como vivencias traumáticas específicas transferidas entre diferentes capacidades ser mediadas por uma vulnerabilidade a estados dissociativos criados na criança por cuidados assustados ou assustadores, que, por sua vez, estão relacionados ao trauma. Ou seja, a forma de apego desorganizada durante a infância pode influenciar para que o indivíduo tenha uma ausência de auto organização, deixando-o suscetível à internalização de conjuntos de ideação relacionada ao trauma da figura de apego. Com isso, eles sugeriram que não é apenas a vivencia do trauma em si, mas, que existe toda uma estrutura para trás para que este possa ser transferido entre gerações.

 

As mudanças genéticas nas crianças só podem ser atribuídas à exposição Holocausto nos pais”, disse Yehuda.


Referências

 

CORREIA, António Carlos; MARQUES, António; PEREIRA, Javier. Plataforma IoT: contribuição para a promoção da saúde mental e do bem-estar. In:  Procedimentos do Multidisciplinary Digital Publishing Institute . 2019. p. 13

NOTÍCIALATERNATIVA. Disponível em: https://noticiaalternativa.com.br/holocausto/ . Acesso em: 16 de Setembro de 2020.

SUNDARAVADIVEL, Prabha; GOYAL, Vividha; TAMIL, Lakshman. i-RISE: Uma estrutura de monitoramento afetivo semi-imersivo baseado em IoT para Transtornos de Ansiedade. In:  2020 IEEE International Conference on Consumer Electronics (ICCE) . IEEE, 2020. p. 1-5.

UNIVERSORACIONALISTA. Disponível em: universoracionalista.org/pesquisa-investiga-como-trauma-pode-ser-transmitido-entre-geracoes/. Acesso em: 16 de setembro de 2020.

ZILBERFEIN, Felice. Filhos de sobreviventes do Holocausto: obstáculos de separação, apegos e ansiedade. Trabalho Social em Saúde , v. 23, n. 3, pág. 35-55, 1996.

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Livia Nascimento Rabelo

Support

livia@brainsupport.co









for MRISocial InteractionResponse DevicesGame TheoryEEG Data AnalysisPlasticity, nfb & nModSmall Animal ResearchMotivation, Emotion & CravingTranslational EducationAttention & MemoryLanguage ProcessingLearning & MemoryNeuropoliticsAgingReligareCultural NeuroscienceMetacognition & MindSetDecision MakingHuman CompetenceNeuroscience of ConsciousnessSport & Motor BehaviorExecutive FunctionsFunctional ConnectivityPhysiology & BehaviorChoice MechanismsNeuro-Glia InteractionsPriming EffectSkill LearningSelf PerceptionNeuroRightsPerception & ActionStress & CognitionSocial Preferences