Quem é Brainlly e o que ela tem a dizer sobre memes da internet e neurociências?

Tuesday, 26 de March de 2019



Sabemos que ciência pode ser apresentada de diferentes formas no intuito de oferecer uma melhor compreensão sobre o assunto ou abordado para diferentes tipos de leitores. Reportagens, jornais, revistas, sites de notícias, são formas de tornar a ciência mais entendível e acessível. Blogs científicos como este, por exemplo, são procurados tanto por pessoas que gostam de ler sobre ciência como uma atividade recreativa, quanto por grandes pesquisadores que utilizam essas ferramentas mais práticas para manter-se atualizados sobre as novidades de sua área de pesquisa. Diante de tantas meios de comunicação científica, ultimamente as redes sociais estão se destacando cada vez mais como um dos principais meios de comunicação, através de postagens, vídeos,  e até mesmo os memes da internet. Mas o que realmente é um meme da internet? Como ele surgiu? O Conceito de “meme” surgiu em  1976  criado pelo biólogo e cientista Richard Dawkins, referindo-se a uma teoria de transmissão de informações culturais por populações, que por sua vez, foi adaptado para o conceito atual de “meme da internet”, que nada mais é que a transmissão de imagens, vídeos, GIFs , textos, frases ou até mesmo uma única palavra relacionadas ao humor alastrando-se via Internetde forma viralizante.  E por que o meme faz tanto sucesso? A neurociência pode explicar! Isso é possível pois os indivíduos humanos compartilham mecanismos neurobiológicos semelhantes para processamento e informações de codificação, o que facilita transmissão de informações  com contextos lúdicos e acessíveis para outros indivíduos como o meme. Hoje, as redes sociais online são os principais meios de viralização dos memes, podendo ser de grande interesse para corporações e organizações privadas e pessoas em geral, tendo a possibilidade de apresentar impactos econômicos e políticos.
 
E é nesse contexto que nasce a nossa mais nova mascote, a Brainlly, uma água viva  neurocientista sarcástica que irá mostrar as mais novas novidades da neurociência em nossos blogs sempre envolvendo seu bom humor em forma de memes. E por que uma água viva? A água viva possui uma representação especial para a Brain Support, com seus tentáculos, ela consegue envolver várias áreas de conhecimento da neurociências ao mesmo tempo que se torna onipresente, como um vidro vivo, podendo desaparecer e reaparecer quando preciso. Então como hoje é o primeiro dia de Brainlly na empresa, temos um recado dela para vocês:



Referências:

Da Rocha, A. F., Massad, E., dos Santos, P. C. C., & Pereira, A. (2015). A neurobiologically inspired model of social cognition: Memes spreading in the Internet. Biologically Inspired Cognitive Architectures, 14, 86–96.doi:10.1016/j.bica.2015.09.001

Stepanyuk, A. (2015). Self-organization of grid fields under supervision of place cells in a neuron model with associative plasticity. Biologically Inspired Cognitive Architectures, 13, 48–62. Teixeira, J.F. & Pe.

Díaz, C., & Mauricio, C. (2013). Defining and characterizing the concept of Internet Meme. CES Psicología, 6(2), 82-104.
 

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Rodrigo Oliveira

#neuroscience #reasoning-valuation #physiologyandbehavior #socialinteraction #neurophilosophy #riskanduncertainty #investigation #neuroscience #reasoning-valuation #physiologyandbehavior #socialinteraction #neurophilosophy #riskanduncertainty #investigation