Onde fica armazenada nossa memória

A partir de estudos feitos com eletrofisiologia (com uso de eletrodos no córtex), sabe-se que o hipocampo é responsável pela formação de novas memórias, porém outras regiões também estão envolvidas no processo de armazenamento de memórias antigas, como: no lobo temporal medial e hipocampo (memória declarativa; corpo estriado (memória de habilidades e hábitos); amígdala (memória emocional) e cerebelo (aprendizagem associativa).⠀
Envolver vários sentidos em seus estudos possibilita um melhor armazenamento de uma informação. Todas as vezes que você estuda você está trabalhando com o hipocampo, quando pratica o que aprende envolve o corpo estriado, o neocórtex e o cerebelo. Quando estuda com emoção você trabalha com a amígdala.
⠀
Mas porque eu me esqueço do que eu estudo?
⠀
Seu cérebro é uma máquina extremamente eficiente, para ele qualquer perda de energia desnecessária deve ser resolvida, e se ele perceber que uma informação não deve ser armazenada ele a descarta. O problema é que muitas vezes acabamos por nos esquecer de coisas importantes; mas, se essas coisas são importantes porque você esquecemos? Por vários motivos como estresse, falta de atenção e desuso da informação.

Referências
BYRNE, John H. Learning and memory: a comprehensive reference. Academic Press, 2017.
BYRNE, John H. et al. Learning and memory: basic mechanisms. In: From Molecules to Networks. Academic Press, 2014. p. 591-637.
STEVENS, W. D.; WIG, G. S.; SCHACTER, D. L. Implicit memory and priming. CONCISE LEARNING AND MEMORY: THE EDITOR’S SELECTION, v. 65, 2008.
The content published here is the exclusive responsibility of the authors.