Obesos sedentário são mais distraídos?

Tuesday, 23 de February de 2021

Será que existe alguma ligação entre pessoas obesas e sedentárias com distração? Esse é um assunto bem novo e que desperta muita curiosidade. O estudo demonstrou dados bem interessantes - que pessoas obesas e com sobrepeso que eram sedentárias por 20 minutos ou mais eram menos capazes de superar distrações.


Fonte: Studio vip (2020)

Uma pesquisa recentemente publicada no International Journal of Obesity estuda evidências que correlacionam o comportamento sedentário e cognição, eles estudaram comportamento como - assistir TV e funções cognitivas em crianças e adultos, medindo principalmente comportamentos sedentários em momentos de lazer.

Nesse estudo, os pesquisadores utilizaram acelerômetros para monitorar os níveis de atividade diária por uma semana em 89 adultos com obesidade ou sobrepeso, além disso, utilizaram uma série de testes, mediram sua capacidade de realizar multitarefas e manter a atenção apesar das distrações. O estudo revelou que indivíduos que passaram mais tempo sedentário em episódios de 20 minutos ou mais foram menos capazes de superar distrações.

Para tal, os pesquisadores coletaram informações básicas de todos os participantes, testaram sua capacidade cognitiva e calcularam o índice de massa corporal e o percentual de gordura corporal de cada pessoa. Além disso, usaram gravações de EEG para medir os potenciais elétricos que são gerados no cérebro enquanto os participantes se engajavam em tarefas que os desafiavam a se concentrar, ignorar distrações e alternar com flexibilidade a atenção entre as tarefas.


AS PESSOAS OBESAS QUE PASSARAM MAIS TEMPO EM EPISÓDIOS SEDENTÁRIOS PROLONGADOS SE DISTRAÍAM MAIS FACILMENTE!!!
 

 

Referência

PINDUS, Dominika M. et al. The relationships between prolonged sedentary time, physical activity, cognitive control, and P3 in adults with overweight and obesity. International Journal of Obesity, p. 1-12, 2021.

 

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Livia Nascimento Rabelo

Support

livia@brainsupport.co









NIRSSocial InteractionBrain StimulationStimulus PresentationsResponse DevicesGame TheoryPlasticity, nfb & nModnEdu & nDevMotivation, Emotion & CravingTranslational EducationAttention & MemoryLanguage ProcessingLearning & MemoryNeuropoliticsSleepReligareMetacognition & MindSetDecision MakingHuman CompetenceNeuroscience of ConsciousnessSport & Motor BehaviorExecutive FunctionsFunctional ConnectivityPhysiology & BehaviorInhibitory Control & SwitchingNeuroPhilosophyChoice MechanismsNeuro-Glia InteractionsPriming EffectSkill LearningSelf PerceptionNeuroRightsPerception & ActionStress & CognitionSocial PreferencesInhibitory Control & Switching