A obesidade e o sobrepeso vêm ganhando notoriedade mundial, os índices de crescimento são preocupantes, a ponto desta ser considerada uma pandemia mundial, trazendo prejuízos significativos nas vidas das pessoas. Porém, pouco se sabe sobre as associações entre excesso de peso ou obesidade e desenvolvimento cerebral. Que tal discutirmos um pouco sobre isso associando com as crianças?
O excesso de peso e a obesidade referem-se ao acumulo em excesso de gordura corporal e tem origem multifatorial complexa, ou seja, perpassa por questões genéticas, psicológicas, culturais e sociais, sendo necessário intervenções eficazes no tratamento destas. Sua prevalência mundial dobrou desde 1980, a ponto de quase um terço da população mundial agora ser classificada como sobrepeso ou obesidade. A mesma afeta muitas funções fisiológicas do corpo e compreende uma ameaça significativa à saúde pública. O risco de desenvolver várias doenças é aumentado com a obesidade, como diabetes mellitus, distúrbios osteomusculares, doença cardiovascular, vários tipos de cânceres, e até mesmo problemas de saúde mental.
Hoje, um total de 25,7 milhões de crianças residentes nos Estados Unidos (EUA) são classificadas como com sobrepeso ou obesidade. A obesidade traz diversos prejuízos na vida das pessoas, como qualidade de vida, produtividade do trabalho e nos custos com saúde, estresse, etc.
Em um estudo transversal utilizando ressonância magnética estrutural ponderados, fizeram imagens de mapas de espessura cortical em uma amostra grande e diversificada de crianças de 9 e 10 anos de idade de 21 locais nos EUA. Como resultado, um maior índice de massa corporal foi associado ao desenvolvimento menor do córtex pré-frontal (córtex mais fino), consequentemente uma diminuição nas funções executivas (FE), como memória de trabalho. Esses déficits nas FE podem contribuir para a má tomada de decisão na dieta, gerando uma retroalimentação constante. Dessa forma, além de todos os prejuízos já conhecidos, ainda é possível verificar comprometimentos neurofuncionais, isso torna mais preocupante ainda a questão da obesidade infantil!!!
The content published here is the exclusive responsibility of the authors.