Você já parou para pensar que muitas pessoas fazem coisas ruins a mando de outras pessoas? Soldados de guerra, traficantes, pessoas corruptas são alguns exemplos de pessoas que seguem ordens e prejudicam outras pessoas. Como o cérebro dessas pessoas funcionam quando realizam algum ato que causa dor ao próximo?
Um estudo realizado, por pesquisadores do Instituto Holândes de Neurociência, mediu a atividade cerebral enquanto os participantes infligiam dor para analisar o que ocorria com a atividade cerebral durante a execução da ordem a ele sujeito. Obedecer a ordens reduz a preocupação e empatia?
Para fazer o experimento, foram colocados eletrodos na mão dos participantes para produzir uma contração muscular e a intensidade da corrente foi aumentada até atingir uma estimulação que cause dor. Os participantes eram designados a serem vitimas ou causadores da dor em troca de um um valor financeiro. O pesquisador deu ordens em causar o estimulo na “vítima” e os dados foram registrados por ressonância magnética funcional (fMRI).
Figura: Desenho experimental (Caspar et al., 2020)
Os autores analisaram que, quando sujeito a ordens, os agentes da dor enviaram mais choques do que quando decidiam livremente em dar o choque. Os resultados apontaram que quando o agente recebia uma ordem para causar dor, as regiões cerebrais associadas a empatia eram menos ativas do que quando ele causava a dor por conta própria. Os participantes que causavam dor ainda apresentaram menor ativação em regiões do cérebro que estão relacionadas com o sentimento de culpa.
Esses resultados são significativos quando se diz respeito a entender o poder que a obediência tem sobre o comportamento humano. Vamos trazer para o nosso dia a dia? Quando um pai educa o filho intermediando o seu comportamento por meio de ordens , ou então o professor que dá ordens na sala de aula... Qual o reflexo disso no comportamento e desenvolvimento das crianças? Estas ficam sujeitas a adotarem “vícios” e “comportamentos éticos” dos seus tutores? Vale a pena a reflexão e, inclusive, sugestão para futuros estudos.
Referências
Caspar, E. A., Ioumpa, K., Keysers, C., & Gazzola, V. (2020). Obeying orders reduces vicarious brain activation towards victims’ pain. NeuroImage, 117251.
M. Carrillo, Y. Han, F. Migliorati, M. Liu, V. Gazzola, C. Keysers Emotional Mirror Neurons in the Rat's Anterior Cingulate Cortex Current Biology (2019)
E.A. Caspar, A. Cleeremans, P. HaggardOnly giving orders? An experimental study of the sense of agency when giving or receiving commands PLoS ONE, 13 (9) (2018), Article e0204027
The content published here is the exclusive responsibility of the authors.