O cérebro pré-programado dos recém-nascidos

Sunday, 25 de October de 2020

No período inicial da vida, a fase da primeira infância, fatores como a atividade cerebral e a curiosidade das crianças fazem eles querer conhecer cada vez mais. Mas, nosso cérebro possui alguma programação inicial para quando nascemos?


Fonte: Revista Crescer (2017)

Décadas de estudos sugerem que o cérebro é composto de partes do córtex especializadas para determinadas funções. Nos últimos anos, ferramentas de neuroimagem permitem responder diversas perguntas sobre a organização do cérebro no qual podemos citar como exemplo o processamento visual de bebês, que apresenta respostas seletivas de alto nível para rostos e cenas.

Um estudo realizado fez a análise de varreduras cerebrais de recém-nascidos, no qual os pesquisadores conseguiram resultados interessantes. Uma parte do cérebro de recém nascidos, chamada de área de forma visual de palavras (VWFA) é conectada à rede de linguagem do cérebro. o VWFA tem uma especialização em leitura apenas para indivíduos alfabetizados , mas o estudo atual conseguir desmistificar esse fato no qual o VWFA é conectado funcionalmente à rede de linguagem do cérebro do que outras áreas.


Figura: Resultados das neuroimagens

Tentando simplificar, os resultados indicam que:

  1. O VWFA se conecta fortemente com regiões de linguagem
  2. O VWFA se conecta fortemente com regiões frontotemporais da linguagem , mais que outras áreas.
  3. Os resultados sugerem que que a localização do VWFA é marcada no nascimento mesmo, devido a conectividade com a rede de linguagem.

Sendo assim, segundo o pesquisador Saygin: “Saber o que esta região está fazendo nesta idade nos dirá um pouco mais sobre como o cérebro humano pode desenvolver a habilidade de ler e o que pode dar errado. É importante monitorar como essa região do cérebro se torna cada vez mais especializada.

Isso mostra a importância dos resultados como, por exemplo, na linha de neuroeducação com o aprendizado.

Referências

“Innate connectivity patterns drive the development of the visual word form area” by Saygin et al. Scientific Reports. 2020

Li, J., Osher, D. E., Hansen, H. A., & Saygin, Z. M. (2019). Cortical selectivity driven by connectivity: Innate connectivity patterns of the visual word form area. bioRxiv, 712455.

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Mouhamed Zorkot

Guru

mouhamed@brainsupport.co









EEG fMRIfor MRINeuroscience LabBrain StimulationStimulus PresentationsResponse DevicesPhysiology and BehaviorEEG Data AnalysisPlasticity, nfb & nModMotivation, Emotion & CravingTranslational EducationAttention & MemoryLanguage ProcessingLearning & MemoryMetacognition & MindSetDecision MakingHuman CompetenceNeuroscience of ConsciousnessSport & Motor BehaviorExecutive FunctionsFunctional ConnectivityPhysiology & BehaviorNeuroPhilosophyChoice MechanismsSkill LearningSelf PerceptionStress & CognitionSocial Preferences