Nosso “waze” cerebral

Wednesday, 19 de January de 2022

Você já parou pra pensar como não nos perdemos a cada caminho que que nos dirigimos?  Você também já teve a sensação de estar indo a um determinado lugar, mas acabar em um lugar diferente? E o que exatamente nosso cérebro entende por um “lugar”?  Essa sensação de “lugar” é semelhante à dos outros sentidos como visão, audição e olfato. E a área do nosso encéfalo responsável por esse senso de localização é o hipocampo. Além disso, existem várias “células de localização” que dão ao nosso cérebro uma função de mapa interno e agem como um sistema de navegação "waze" nos direcionando a lugares que queremos chegar.

O nosso cérebro possui diferentes áreas que se responsabilizam pela nossa localização respondendo nossa pergunta “para onde devo ir?”, só que às vezes algumas áreas do cérebro nos dão respostas diferentes para essa pergunta. Além disso, às vezes a área do cérebro responsável pelo hábito assume o controle e nos faz dirigir para algum lugar que não pretendíamos, e é por isso a sensação de sair de casa com um destino e do nada parar em outro.

Uma ideia do porque isso acontece foi dita pelo professor israelense ganhador do prêmio Nobel de economia Daniel Kahneman. Ele sugeriu que o cérebro tem dois sistemas, chamados sistema 1 e sistema 2. O sistema 1 funciona de forma rápida e automática, já o o sistema 2 funciona mais devagar e exige concentração, exigindo nossa atenção consciente, com isso, nos permite realizar tarefas mais complexas. Dessa forma, o sistema 1 faz tende a continuar operando mesmo quando não estamos prestando atenção a ele, diferente do 2 que exige concentração, mas também é mais flexível permitindo que encontremos caminhos de lugares que nunca visitamos.

Com isso, nosso cérebro possui uma espécie de mapa mental que nos permite encontrar caminhos. Alguns estudos sugeriram que uma área importante do cérebro atua no sistema 2 - o hipocampo. Este contém as áreas do cérebro responsáveis pela navegação em locais menos familiares, além disso ele está envolvido nos cálculos responsáveis pela navegação. Um grande avanço nessa área foi a partir do estudos do professor John O'Keefe que descobriu células especiais no hipocampo que respondem (o que significa enviar um sinal elétrico para outras células) quando o animal está presente em um local específico. No entanto, se o animal estiver em outro local, essas células ficam silenciosas e não são eletricamente ativas. Com isso, registrando a atividade dessas células no hipocampo, os pesquisadores puderam saber onde o animal estava localizado naquele momento, formando uma espécie de mapa interno dentro do cérebro.
Com essas descobertas sabemos que diferentes tipos de células trabalham juntas para formar uma espécie de mapa interno do cérebro. A tecnologia por trás dos estudos do cérebro avançou muito nos últimos 50 anos. Embora O'Keefe fosse capaz de registrar a atividade elétrica de células cerebrais individuais, hoje podemos registrar centenas e milhares de células cerebrais simultaneamente. Agora temos um desafio ainda maior -  decifrar todos esses sinais para entender como o cérebro sabe onde estamos. Para registro dessa atividade cerebral um instrumento bastante utilizado é eletroencefalograma (EEG), você já ouviu falar sobre ele? Clique aqui e conheça esse produto!!!

Referências

DERDIKMAN, D. How Does the Brain Know Where We Are?. Front. Young Minds. 8:59, 2020. doi: 10.3389/frym.2020.00059

SMITH, Mary Lou; MILNER, Brenda. The role of the right hippocampus in the recall of spatial location. Neuropsychologia, v. 19, n. 6, p. 781-793, 1981.

TRAVAGLIA, Alessio et al. Mechanisms of critical period in the hippocampus underlie object location learning and memory in infant rats. Learning & Memory, v. 25, n. 4, p. 176-182, 2018.



The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Livia Nascimento Rabelo

#eegerpbci #reasoning-valuation #physiologyandbehavior #brainstimulation #socialinteraction #eegfmri #responsedevices #eegnirscombined #eeglatam #emotionsintogamedesign #mobileeeg #riskanduncertainty #plasticityneurofeedbackneuromodulation #choicemechanisms #nirsbcineurofeedback #motivationemotioncraving #translationalneuroscience #languageprocessing #selfperceptionconsciousness #eegnirseyetracking #eegactiveelectrodes #bienestarwellnessbemestar #neurorights #neurocognition #attentionperceptionaction #attentioncontrolconsciousness #functionalconnectivity #executivelegislativejudgmentfunctions #sportmotorbehavior #neuropolitics #cognitiveneuroscience #stresslearningbullying #humancompetence #sentienceconsciousness #decisionmaking #metacognitionmindsetpremeditation #socialpreferences #culturalneuroscience #brainbiochemicalhomeostasis #autonoeticconsciousness #agingmaturityinnocence #sleepluciddream #neuroeconomics #inhibitorycontrolswitching #cognitiveconsciousness