Neurociência cognitiva do comportamento social

Sunday, 13 de March de 2022

Cognitive Neuroscience Society CNS2022



Somos uma espécie intensamente social - a nossa natureza social define o que nos torna humanos, o que nos torna conscientes ou o que nos deu nossos grandes e tão adorados cérebros.
Como um novo campo, as ciências sociais do cérebro estão sondando como bases neurais do comportamento social e produzir um banco de dados que são tanto tentadores quanto profundamente intrigantes. É interessante, mas, a cada dia estamos encontrando novos vínculos entre ação e percepção, emoção e razão, entre representações de outras pessoas e de nós mesmos. Isso mesmo, NÓS MESMOS!Não menos importantes são os vínculos que também estão sendo tratados entre as disciplinas para compreender o comportamento social, à medida que neurocientistas, psicólogos sociais, antropólogos, etólogos e filósofos fingem novas colaborações.


Fonte: Freepik (2020)

 

Comportamento humano é muito mais complexo do que simplesmente comportar-se! Por atitude de cada gosto, de cada trás (da mais simples a mais complexa), por trás de cada interesse, de cada palavra dita ou não dita, existe uma estrutura muitas vezes determinante por trás! ONDE EU NASCI? EM QUE ÉPOCA ? QUAIS ERAM OS PRINCÍPIOS DA MINHA FAMÍLIA? QUEM ERA Um REPRESENTAÇÃO POLÍTICA  NESSE PERÍODO? O “eu” é muito mais determinado do que escolhido.

Nesse sentido, nossas relações próprias e expressões  cerebrais acabam sendo moduladas por essas experiências, por essas escolhas que não foram nossas, por esse “querer” que não foi escolhido.
 

EMOÇÃO?

PERCEPÇÃO?

RAZÃO?

SÃO MUITAS VEZES REPRESENTAÇÕES DE OUTRAS PESSOAS EM NÓS MESMOS!


E com isso que a neurociência cognitiva se preocupa social. Em examinar fenômenos e processos sociais usando ferramentas de pesquisa da neurociência cognitiva, como neuroimagem e neuropsicologia, e ver como esses processos influenciam no comportamento!

 

Gostou do tema? quer saber uma grande novidade? No dia 17 de Novembro vai ter uma programação completa sobre neurociência cognitiva na BrainTv! Confere lá, vocês não podem perder !!!

 

Referências
 
ADOLPHS, Ralph. Neurociência cognitiva do comportamento social humano. Nature Reviews Neuroscience , v. 4, n. 3, pág. 165-178, 2003.
 
LIEBERMAN, Matthew D. Neurociência social cognitiva: uma revisão dos processos centrais. Annu. Rev. Psychol. , v. 58, p. 259-289, 2007

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Mariane de Araujo e Silva

#reasoning-valuation #brainionicmovements #videosynclab #physiologyandbehavior #brainstimulation #socialinteraction #responsedevices #nirslatam #emotionsintogamedesign #mobileeeg #choicemechanisms #formri #primingeffect #episodicsemanticmemory #nirsbcineurofeedback #skilllearning #motivationemotioncraving #translationalneuroscience #languageprocessing #selfperceptionconsciousness #bienestarwellnessbemestar #semioticsresearch #neurorights #neurocognition #attentionperceptionaction #attentioncontrolconsciousness #functionalconnectivity #executivelegislativejudgmentfunctions #sportmotorbehavior #neuropolitics #cognitiveneuroscience #humancompetence #sentienceconsciousness #decisionmaking #metacognitionmindsetpremeditation #socialpreferences #culturalneuroscience #brainbiochemicalhomeostasis #autonoeticconsciousness #agingmaturityinnocence #sleepluciddream #neuroeconomics #inhibitorycontrolswitching #neuroart #psyneuroimmune #cognitiveconsciousness