Mulheres que inspiram: Jennifer Doudna

Wednesday, 07 de October de 2020


Pela primeira vez na história, duas mulheres ganharam de maneira conjunta o Nobel de Química, pela descoberta da tesoura genéticas ou molecular, como foi apelidada, a partir da CRISPR/Cas9. Sim, estamos falando de: Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna. Neste blog, vamos falar um pouco mais sobre a americana Jennifer Doudna, mais especificamente sobre sua trajetória até o alcance do nobel.






Jennifer A. Doudna Cate, nascida em 19 de fevereiro de 1964é uma bioquímica e bióloga molecular estadunidense. É professora da Universidade da Califórnia em Berkeley. Em 2020, ela foi laureada com o Prêmio Nobel de Química, junto com Emmanuelle Charpentier, "pelo desenvolvimento de um método de edição de genoma".

Crescida em Hilo, Havaí, obteve em 1985 um bacharelato e em 1989 um PhD, orientada por Jack Szostak, na Universidade Harvard. Trabalhou no pós-doutorado com Szostak e com Thomas Cech na Universidade do Colorado. Em 1994 obteve seu primeiro posto de professora na Universidade Yale (Professor Assistente) e até 2000 galgou o posto de professor ordinário. Em 2000/2001 foi professor visitante na Universidade Harvard, e em 2003 foi para a Universidade da Califórnia em Berkeley.
 
Em 2015, Doudna e sua colaboradora, Emmanuelle Charpentier do Centro Helmholtz para Pesquisa de Infecções na Alemanha, receberam $3 milhões de dolares cada uma pela invenção da revolucionária ferramenta para a edição de DNA CRISPR. Essa invenção rendeu-lhes o Prêmio Nobel de Química de 2020.
 
O prêmio deseja recompensar "o desenvolvimento de um método de edição de genes que contribui para o desenvolvimento de novas terapias contra o câncer e pode tornar realidade o sonho de curar doenças hereditárias", destacou o júri em Estocolmo. 
 

Referências

 
CHEN, Janice S. et al. CRISPR-Cas12a target binding unleashes indiscriminate single-stranded DNase activity. Science, v. 360, n. 6387, p. 436-439, 2018.
 
The Nobel Prize in Chemistry 2020. Nobel Prize. Acessado em: <https://www.nobelprize.org/prizes/chemistry/2020/summary/>. Acesso em: 7 de outubro de 2020.
 

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Beatriz Carvalho Frota

#socialinteraction #motivationemotioncraving #humancompetence #psyneuroimmune