1 – Estimulação cerebral profunda
A estimulação cerebral profunda é a colocação de um dispositivo médico chamado neuroestimulador, que envia impulsos elétricos, através de eletrodos implantados, a alvos específicos no cérebro para o tratamento de distúrbios do movimento, incluindo doença de Parkinson, tremor essencial e distonia. Além disso, a estimulação cerebral profunda foi estudada em ensaios clínicos como um tratamento potencial para a dor crônica de vários distúrbios afetivos.
2- A estimulação da medula espinhal
A estimulação da medula espinhal é uma técnica de neuromodulação usada para tratar vários tipos de dor crônica. Semelhante à maneira como um marca-passo corrige um batimento cardíaco anormal, um dispositivo de neuromodulação pode estabelecer um equilíbrio neurológico que pode ajudar a reduzir os sintomas associados à dor. O tratamento envolve a colocação de eletrodos próximos a uma área espinhal específica que se presume ser a fonte da dor.
3- Neuromodulação sacral
A neuromodulação sacral é uma procedimento usado para tratar pessoas com retenção urinária crônica, bem como sintomas de uma bexiga hiperativa (micção frequente e urgente com vazamento de urina associado) que não responder à medicação ou fisioterapia. A neuromodulação sacral muda o função dos nervos sacrais localizados perto do cóccix.
4- Neuromodulação do nervo vago
A estimulação do nervo vago é um médico tratamento que envolve entrega impulsos elétricos para o vago nervo. O relacionamento entre depressão, inflamação, metabólica síndrome, e doenças cardíacas podem ser mediada pelo nervo vago. A estimulação do nervo vago é usada como um tratamento complementar para certos tipos de epilepsia intratável e depressão resistente ao tratamento.
Legal conhecer essas formas de estimulação, não é mesmo?
Mas, a atividade eletrica cerebral é principalmente avaliada através de EEG, que é muito utiizado para avaliação antes de decidir que áreas irão ser estimuladas!
Falando em EEG, se quiser conhecer melhor esse produto, clique aqui.
Referências
NEUROTECH INDUSTRY. Technologies, Companies, Investors, Trends. Disponível em: https://www.neurotech.com/landscape-overview-2020. Acesso em: 15/10/2020.
The content published here is the exclusive responsibility of the authors.