Equipamentos EEG

Tuesday, 23 de April de 2019

Eletroencefalografia é a medida neurofisiológica da atividade elétrica no cérebro, registrada por eletrodos colocados no couro cabeludo. Os resultados são conhecidos como um eletroencefalograma (EEG) e representam uma soma dos potenciais pós-sinápticos de um grande número de neurônios.

Este blog é a continuação do nosso último sobre caps para eletrodos

Idiomas: English | Português | Español


Características

O EEG é não invasivo para o sujeito da pesquisa. Além disso, a necessidade de restringir os movimentos do sujeito é claramente menor do que em outros campos da neurociência, como a ressonância magnética funcional (fMRI). Outro benefício é que muitas aplicações de EEG registram atividade cerebral espontânea, o que significa que o sujeito não precisa ser capaz de cooperar com o pesquisador. Além disso, os EEGs têm uma alta resolução temporal em comparação com técnicas como fMRI e PET e são capazes de detectar mudanças na atividade elétrica no cérebro em uma escala de tempo na região de milissegundos.

Método de aplicação e conexões eletrodo-cap

No EEG convencional do couro cabeludo, a gravação é obtida pela aplicação de eletrodos no couro cabeludo usando um gel ou pasta condutiva, geralmente após a preparação da área do couro cabeludo por meio de abrasão leve para reduzir a impedância do eletrodo-couro cabeludo. Muitos sistemas normalmente usam eletrodos que estão ligados a um fio individual. Alguns sistemas usam tampas nas quais os eletrodos são incorporados. Este último método é particularmente comum quando matrizes de alta densidade de eletrodos são necessárias.

Ruído e artefatos

Além de artefatos internos, como aqueles produzidos por piscadas, existem muitos artefatos originados de fora do paciente. O movimento do paciente gera artefatos enormes. Suores ou mudanças de temperatura podem causar alteração no sinal captado pelos eletrodos eletrodos. Spikes podem se originar de uma mudança momentânea na impedância de um determinado eletrodo. Os amplificadores EEG da Brain Products estão equipados com várias técnicas de redução de ruído, como cancelamento ativo de ruído e eletrodos ativos. A alta rejeição de modo comum e o baixo ruído do amplificador garantem a máxima qualidade de dados.


LiveAmp 8 / 16 / 32

O LiveAmp é um amplificador vestível de 24 bits - disponível com 8, 16, 32 e também com 64 canais. Como é sem fio e permite que você armazene seus dados gravados internamente (ou seja, em um cartão de memória trocável), não há limitações de mobilidade.

  • Flexível e expansível

  • Acelerômetro integrado

  • Opções de eletrodos: passive - active - active dry - solid gel

LiveAmp 64

Nós também oferecemos a versão de 64 canais do liveAmp. Com o LiveAmp 64, você pode gravar EEG de alta densidade e alta qualidade sem limitações de mobilidade. O LiveAmp 64 é um amplificador vestível de 24 bits. Como é sem fio e permite que você armazene seus dados gravados internamente.

  • Registra 64 canais unipolares ou (quando usado com eletrodos passivos) 56 canais unipolares e 8 canais bipolares

  • Acelerômetro integrado

  • Opções de eletrodos: passive - active - active dry - sponge - solid gel


ActiCHamp

O actiCHamp integra componentes de alta qualidade para pesquisa eletrofisiológica (EEG / ERP, ExG, BCI, etc.) em um amplificador de 24 bits fácil de usar, altamente versátil e acessível de até 160 canais.

  • 24-bit bateria-fornecida,

  • Amplificador de canal ativo junto com os eletrodos ativos do actiCAP

  • Disponível com 32, 64, 96, 128 e 160 canais EEG

  • 8 entradas auxiliares integradas podem ser usadas com uma gama completa de sensores biossinais (por exemplo, GSR, EOG, EMG, ECG, respiração, aceleração, temperatura, pulso de sangue, fotossensor, microfone, etc.)

  • Taxa de amostragem extremamente alta (até 100 KHz) e ampla largura de banda de hardware

  • Compatível com o BrainVision PyCorder (open-source) e o BrainVision Recorder (licença comercial) para gravações de sinal.



BrainAmp DC

O BrainAmp DC pode ser usado para uma variedade de aplicações, desde gravações EEG / ERP padrão até aquisições simultâneas de EEG / TMS e EEG / MEG, Brain Computer Interface e Neurofeedback. Também é possível alternar do modo de gravação CC para CA, bem como selecionar diferentes larguras de banda de hardware com apenas um "clique" no software. O BrainAmp DC é um amplificador totalmente portátil que se conecta a qualquer laptop e é alimentado por uma bateria recarregável, o PowerPack.

As unidades de 32 canais podem ser empilhadas para expandir o número de canais até 256 e combinado com o BrainAmp ExG para gravar EOG, ECG, EMG e outros sinais periféricos como GSR (Galvanic Skin Response), respiração, aceleração, temperatura, etc.


BrainAmp MR plus

O padrão em gravações combinadas de EEG e fMRI

O BrainAmp MR Plus aprimora os recursos já destacados do BrainAmp MR. Ele oferece várias opções de resolução de sinal de hardware que podem ser facilmente selecionadas através do software de gravação. Dependendo das necessidades de gravação, com apenas um "clique", é possível alternar da aquisição do modo CA para o modo CC, bem como aumentar a largura de banda do hardware.

  • É um amplificador blindado que pode ser levado diretamente para dentro da câmara de ressonância magnética e colocado no orifício logo atrás da cabeça do sujeito.

  • Ele pode ser usado para aquisições simultâneas de EEG / fMRI, bem como para co-registros de EEG / TMS, estudos de EEG / ERP e aplicativos Brain Computer Interface.

  • O amplificador robusto e compacto é alimentado pela bateria recarregável PowerPack.

  • Vários amplificadores podem ser combinados e empilhados uns sobre os outros para aumentar o número máximo de canais disponíveis para 128 para gravações no ambiente de MRI e até 256 canais para aplicações de laboratório.

  • O BrainAmp MR plus pode ser combinado com o BrainAmp ExG MR para adicionar a capacidade de registrar sinais bipolares e periféricos (por exemplo, EOG, ECG, EMG, GSR - Galvanic Skin Response, etc.) em uma configuração extremamente compacta.


V-Amp

Versatilidade é a característica mais distintiva do BrainVision V-Amp. Com preço favorável, o V-Amp é uma adição valiosa mesmo para laboratórios bem equipados. O V-Amp registra uma grande variedade de sinais, como EEG, EOG, ECG, EMG e toda a gama de potenciais evocados.
Sensores para sinais periféricos como GSR, fluxo sangüíneo, interface de temperatura facilmente com as portas auxiliares V-Amp. Compacto como um multímetro e alimentado por uma porta USB, o V-Amp oferece excelentes recursos: monitor TFT integrado, acoplamento AC / DC controlado por software, medição de impedância, canais auxiliares bipolares e galvanicamente isolados e um 8 + 1 porta de disparo de bit.

 

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

César Noronha

#eegerpbci #eegfmri #eegnirscombined #eeglatam #eegelectrodecaps #nirsbcineurofeedback #eegerpbci #eegfmri #eegnirscombined #eeglatam #eegelectrodecaps #nirsbcineurofeedback