Crianças podem desenvolver Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)?

Tuesday, 30 de June de 2020

O TOC, transtorno obsessivo compulsivo, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade no qual um indivíduo desenvolve obsessões e rituais que se repetem com frequência. E crianças, desenvolvem TOC?


Fonte: Pinterest

A resposta para a pergunta acima é SIM! Muitos pesquisadores ainda não compreendem completamente o que causa o desenvolvimento de TOC em crianças, no qual muitos estudos apontam para o envolvimento de fatores ambientes e biológicos. Mesmo que seja raro, diversos estudos apontam para uma ligação entre níveis insuficientes do neurotransmissor e da serotonina até fatores ambientes em crianças, como por exemplo o divórcio dos pais ou outras experiências traumáticas.

Estudos mais recentes vão mais além. Um trabalho intituladoAntibodies From Children With PANDAS Bind Specifically to Striatal Cholinergic Interneurons and Alter Their Activity”, realizada por cientistas de Yale analisou o aparecimento repetido de TOC em algumas crianças e pode ter encontrado uma causa.

Disturbios neuropsiquiátricos autoimunes pediátricos, conhecido como PANDAS, podem ser desencadeados por infecções estreptocócicas (causas por bactérias) e corresponder a uma parcela de casos de TOC em crianças. Além do TOC, crianças com PANDAS podem apresentar ansiedade severa, sintomas motores, necessidade frequente de urinar e até se recusam a comer.

O PANDAS pode resultar da auto-imunidade induzida contra antígenos cerebrais e o trabalho realizado sugeriu que os anticorpos IgG de crianças com o distúrbio, se ligam a interneurônios colinérgicos(NICs) no estriado. No entendimento da causa, a deficiência de NIC tem sido associada a esses “tiques” em humanos e o trabalho realizado conseguiu identificar os anticorpos que se ligam a determinas células cerebrais, os interneurônios.

Os autores realizaram o experimento com 27 crianças e descobriram que muitas crianças com diagnóstico de PANDAS possuem altos níveis desse anticorpo que ataca interneurônios específicos, no qual podem modificar a sinalização de outras células próximas. Com a ligação do anticorpo ao neurônio, ocorre a redução da atividade da área do cérebro envolvida, concentração no estriado, o que está envolvida com o TOC e controle motor voluntário.

 

Figura: Associação do soro de PANDAS e atividade espontânea reduzida em interneurônios colinérgicos estriatais em fatias agudas do cérebro de camundongos ( Xu et. al., 2020)

De forma geral,  toda atenção com as crianças é fundamental! Na maioria dos casos, pais só descobrem sobre o TOC do filho de forma tardia. Vale ficar de olho em características como preocupação excessiva (com germes, por exemplo), pensamentos obsessivos, atenção irracional aos detalhes e até comportamentos agressivos!


Referências

“Antibodies From Children With PANDAS Bind Specifically to Striatal Cholinergic Interneurons and Alter Their Activity” by Jian Xu, Ph.D., Rong-Jian Liu, Ph.D., Shaylyn Fahey, B.S., Luciana Frick, Ph.D., James Leckman, M.D., Ph.D., Flora Vaccarino, M.D., Ronald S. Duman, Ph.D., Kyle Williams, M.D., Ph.D., Susan Swedo M.D., and Christopher Pittenger, M.D., Ph.D., 16 June 2020, American Journal of Psychiatry.

Turpin S, Martineau P, Levasseur MA, et al: 18F-Flurodeoxyglucose positron emission tomography with computed tomography (FDG PET/ CT) findings in children with encephalitis and comparison to conventional imaging. Eur J Nucl Med Mol Imaging 2019; 46:1309–1324

Fujihara K: Neuromyelitis optica spectrum disorders: still evolving and broadening. Curr Opin Neurol 2019; 32:385–394

Autor:

Mouhamed Zorkot

Support

mouhamed@brainsupport.co

Data Phone: +55 35 988041729









Neuroscience LabSync LabSocial InteractionBrain StimulationStimulus PresentationsResponse DevicesPhysiology and BehaviorPlasticity, nfb & nModnEdu & nDevMotivation, Emotion & CravingTranslational EducationAttention & MemoryLanguage ProcessingLearning & MemorySleepMetacognition & MindSetDecision MakingHuman CompetenceSport & Motor BehaviorExecutive FunctionsFunctional ConnectivityPhysiology & BehaviorInhibitory Control & SwitchingIonic MovementsNeuroPhilosophyChoice MechanismsSkill LearningSelf PerceptionNeuroRightsPerception & ActionStress & CognitionSocial PreferencesInhibitory Control & Switching