Avaliação e flexibilidade cognitiva

Tuesday, 18 de January de 2022

Você já ouviu falar em avaliação cognitiva? E em flexibilidade cognitiva? Nos últimos anos os estudos em neurociência avançaram bastante e podemos avaliar e estimular o cérebro de maneiras simples (com atividades rotineiras) e mais aprimoradas (como estimulação). Que tal conhecer um pouco desse assunto?


A avaliação e aprimoramento cognitivo é uma prática projetada para ajudar as pessoas a melhorar o desenvolvimento cerebral e cognitivo, a cognição social e aumentar as capacidades vocacionais. Refere-se ao aprimoramento e à expansão direcionados das habilidades cognitivas e afetivas com base no entendimento de sua neurobiologia básica em pessoas saudáveis.

Nos últimos trinta anos, as incríveis descobertas da neurociência abriram novos horizontes com relação a avalição cognitiva. Por milênios, vivemos no escuro, sem saber nada de como nossos pensamentos e nossas vidas eram determinados pelo incrível funcionamento do cérebro humano. Mas, com o avançar do tempo essas ideias foram evoluindo.

Como sabe-se, nossas funções cognitivas diminuem naturalmente à medida que envelhecemos, portanto, novas tecnologias neuro nos permitem melhorar a saúde e o desempenho de nossos cérebros, redefinindo o que é possível para a forma como experimentamos e desfrutamos nossas vidas. Vários estudos têm mostrado um aumento nas habilidades cognitivas após a intervenção do treinamento cognitivo.

A gama de avaliação e aprimoramento cognitivo se estende à meditação, jogos, drogas inteligentes, suplementos nutricionais, nutrição, estimulação cerebral, exercícios, música, treinamento cognitivo, respiração, entre outros. E tudo isso ajuda na flexibilidade cognitivaAumentar o nível de flexibilidade cognitiva aumenta a eficiência do cérebro, ajuda a resolver problemas complexos e a compreender novas perspectivas.

Você sabia que pessoas com flexibilidade cognitiva estão abertas a novas ideias e podem usar mais informações sobre maneiras de superar as dificuldades?

 
Então, a dica de hoje é estimule seu cérebro, com atividades rotineiras (como as que citamos acima) você consegue fazer isso!


Referências

NEUROTECH INDUSTRY. Technologies, Companies, Investors, Trends. Disponível em: https://www.neurotech.com/landscape-overview-2020. Acesso em: 15/10/2020.



The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor: Livia Nascimento Rabelo
#smallanimalresearch #reasoning-valuation #brainionicmovements #videosynclab #physiologyandbehavior #stimuluspresentations #brainstimulation #tmsresearch #socialinteraction #responsedevices #emotionsintogamedesign #eyetracking #neurophilosophy #plasticityneurofeedbackneuromodulation #choicemechanisms #neurogliainteractions #formri #primingeffect #metabolismneurotransmission #motivationemotioncraving #translationalneuroscience #languageprocessing #selfperceptionconsciousness #bienestarwellnessbemestar #semioticsresearch #neurorights #neurocognition #attentionperceptionaction #attentioncontrolconsciousness #functionalconnectivity #executivelegislativejudgmentfunctions #sportmotorbehavior #cognitiveneuroscience #stresslearningbullying #humancompetence #sentienceconsciousness #decisionmaking #metacognitionmindsetpremeditation #socialpreferences #culturalneuroscience #autonoeticconsciousness #agingmaturityinnocence #neuroeconomics #inhibitorycontrolswitching #neuroart #psyneuroimmune #cognitiveconsciousness