Aprendizagem imersiva x Aprendizagem tradicional : você pode contribuir?

Friday, 31 de July de 2020

Educar a próxima geração é responsabilidade da sociedade e dos educadores...Estamos fazendo isso da forma correta?



As metodologias de ensino atuais fazem com que as crianças sejam focadas em ler, escrever, decorar e fazer conta. Os métodos tradicionais focam em escrever no quadro, fazer lição de casa, usar livros com a perspectiva de que essa é a melhor forma de ensinar. Porém, desta forma, acaba deixando de lado individualidades e aspectos externos, como por exemplo o ambiente.

O sistema cognitivo se desenvolve ao decorrer dos anos, no qual torna-se importante a inclusão de ferramentas de aprendizado que contribuem para a ativação de diversas regiões do cérebro envolvidas com o sistema de aprendizado e o melhor desempenho no cérebro em sincronia.  Uma das formas de fazer isso é através do aprendizado imersivo, que faz o uso de tecnologias e de bases das neurociências para contribuir no ensino educacional.

As informações são processadas pelo sistema de habilidades cognitivas no cérebro, que faz o uso da memória e atenção para armazenar o conhecimento. A grande questão é que quando a gente passa um livro pra criança ler e pronto, chegam muitas informações, mas as informações realmente processadas são menores. Uma forma de enxergar isso é na figura abaixo, onde as setas verdes são referentes as informações que chegam e a seta vermelha representa o que realmente é processado. Quando o estudante lê um livro, que possui uma representação de duas dimensões, ele deve converter uma série de imagens 2D em uma representação mental dinâmica, que é em 3D, tornando esse esforço cognitivo muito grande

 


Fonte: Techtrends (2019)

A grande questão é que, como dizia Einstein, a experiência é o centro do aprendizado e ela acrescente um contexto rico ao aprendizado, além de ser imersiva.  Ver, ouvir, sentir são experiencias são ações que são envolvidas aos lobos temporais (som), occipitais (visão) e parietais (toque/olfato). Resumindo, é extremamente importante proporcionar experiências no acompanhamento do aprendizado. Ademais, a aprendizagem comportamental (envolvida com o estriado), é otimizado com um feedback corretivo, unindo a experiencia com as emoções. Este é fundamental, por ajudar na construção da consciência, sensibilidade e compreensão.

Baseado nessas informações, acredito que agora seja mais fácil enxergar o porque o método tradicional, que é utilizado na grande maioria das instituições do mundo todo, pode apresentar melhorias. Para quem leu esse texto e começou a pensar e lembrar de que esses parâmetros de aprendizado não foram considerados, é porque você passou por isso, sabe que as crianças atuais passam pela mesma situação e, se isso não mudar, a próxima geração também vai passar por isso.

Esse é o ponto! A responsabilidade de proporcionar uma educação de qualidade para a próxima geração é nossa. Por mais que não seja fácil “mudar o mundo”, uma simples semente argumentativa sobre o poder de melhoria na educação, pode fazer com que sejam colhidos frutos de qualidade que, neste caso, é uma sociedade com maior capacidade de desenvolvimento, senso crítico, tolerância, educação, solidariedade e empatia.

Referências

Ruisoto, P., & Juanes, J. A. (2019). Fostering Student's Engagement and Active Learning in Neuroscience Education. Journal of medical systems43(3), 66.

Louw, A.; Landrus, R.; Podolak, J.; Benz, P.; DeLorenzo, J.; Davis, C.; Rogers, A.; Cooper, K.; Louw, C.; Zimney, K.; Puentedura, E.J.; Landers, M.R. Behavior Change Following Pain Neuroscience Education in Middle Schools: A Public Health Trial. Int. J. Environ. Res. Public Health 202017, 4505

McCargo, M. G., The effects of Plickers as response cards on academic engagement behavior in high school students (master thesis). Hattiesbrug, Mississippi, USA, 2017

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Mouhamed Zorkot

Support

mouhamed@brainsupport.co

Data Phone: +55 35 988041729









EEG ERP BCIEEG fMRIEEGNeuroscience LabSocial InteractionEEG combinedBrain StimulationStimulus PresentationsResponse DevicesPhysiology and BehaviorEEG Data AnalysisPlasticity, nfb & nModEEG CombinedMobile EEG NIRS applicationsMotivation, Emotion & CravingTranslational EducationAttention & MemoryLanguage ProcessingLearning & MemorySleepCultural NeuroscienceMetacognition & MindSetDecision MakingHuman CompetenceNeuroscience of ConsciousnessSport & Motor BehaviorExecutive FunctionsFunctional ConnectivityPhysiology & BehaviorNeuroPhilosophyChoice MechanismsPriming EffectSkill LearningSelf PerceptionPerception & ActionStress & CognitionSocial Preferences