A Importância da Arte no Desenvolvimento Cerebral

Wednesday, 15 de July de 2020

"A arte existe porque a vida não basta". Essa é uma das famosas frases do escritor e poeta brasileiro, Ferreira Gullar. Refletindo sobre esse pensamento tão importante é possível compreender a sua natureza e a profundidade de suas palavras ao explicar de forma simples o motivo pelo qual nós, seres humanos, precisamos e dependemos da arte para o nosso desenvolvimento moral, cultural e social.



A arte faz parte da história. Ela é um dos elementos centrais de expressão de grandes e pequenas civilizações que surgiram ao longo dos anos. Podemos ver o retrato de sua notável presença ao estudar a história dos gregos, egípcios, romanos, maias, astecas, incas e dos povos nórdicos. Ela nos permite identificar traços de como viviam, como se organizavam socialmente e como pensavam os antigos povos que habitavam a terra.


Sua expressão é de tamanha relevância que ao longo dos anos é possível identificar importantes movimentos artísticos literários que marcaram o Brasil e o mundo. No Brasil, durante o século XX é possível observar movimentos importantes como o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, Op-Art e Pop Art. Tendo como principais artistas que marcaram o movimento modernista: Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Mário Bandeira. 


No contexto internacional, muitos nomes e movimentos do século XX também ganharam notoriedade história pela expressão cultural e artística, no movimento que ficou conhecido como vanguardas europeias, nomes como: Pablo Picasso, Fernand Léger, André de Lothe, Juan Gris e Georges Braque, na pintura, e Apollinaire e Cendras na literatura.


Além dos movimentos citados acimas temos outros importantes eventos que marcaram a história mundial através dos movimentos artísticos literários, tais como: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo). 


Esses eventos, marcaram momentos importantes não somente do comportamento sócio-cultural, mas também nos trouxe informações relevantes da evolução neurofisiológica e neuroanatômica do córtex cerebral humano. Dessa maneira, cientistas que se dedicam ao estudo do impacto da arte no sistema nervoso humano revelam que a expressão artística traz contribuições importantes para córtex cerebral humano, podendo aumentar suas funções. Esses estudiosos que se dedicam a essa linha de pesquisa a chamam de neuroarte.


Os neurocientistas afirmam que a arte provoca alterações nos padrões das ondas e do ritmo cerebral, bem como estimula o nosso sistema límbico, provocando emoções. Por meio da arte, o indivíduo pode experienciar o mundo de uma maneira diferente. 


Adicionalmente, é possível evidenciar por meio de estudos científicos que a arte aumenta os níveis de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar. Además, ela estimula áreas cerebrais envolvidas com a criatividade e habilidades motoras. 


Outro experimento conduzido na University College London pelo professor Semir Zeki mostra que pinturas abstratas, paisagens e de hábitos cotidianos aumentam o fluxo sanguíneo cerebral em regiões que causam sensações prazer. O pesquisador, comparou a admiração por uma obra de arte com a mesma sensação ao olhar uma pessoa amada. Nesse estudo, Zeki utilizou técnicas de Ressonância Magnética Funcional (fMRI) para avaliar em tempo real a hemodinâmica cerebral.


Em demais estudos é possível afirmar que a arte também apresenta importantes contribuições para a diminuição da ansiedade, estresse e contribui para o bem estar. Para tanto, vale a pena ressaltar, neste momento de isolamento social provocado pelo novo coronavírus que a arte pode ser uma ferramenta de contribuição importante, servindo como entretenimento ou terapia.


     Figura: Pinturas de artistas brasileiros do século XX


Referências:

Art Enhances Brain Function and Well-Being

Art, Music, and the Brain: How the Arts Influence Us

https://arteref.com/arte/artistas-brasileiros-de-arte-moderna/

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Tamara Nunes

Prof

tamara.nunes@brainsupport.co

#formri #skilllearning #translationaleducation #selfperceptionautonoeticconsciousness #bienestar #neurocognition #attentioncontrolconsciousness #executivelegislativejudgmentfunctions #cognitiveneuroscience #stresslearningbullying #humancompetence #culturalneuroscience #neuroart