A administração do NIRS em recém-nascidos, bebês e crianças

Wednesday, 28 de October de 2020

A Espectroscopia no Infravermelho próximo (NIRS) é aplicada em diversos ramos, tanta na prática cientifica como na aplicação clínica. Como pode ser aplicado em bebês em estado crítico?


O NIRS é uma técnica não invasiva que mede a saturação do oxigênio do tecido regional no cérebro, rins, coração etc. Na aplicação clínica, é muito utilizado em terapia intensiva e cirurgia cardíaca, no qual o consumo do oxigênio pode ser medido em tempo real. Características como a segurança, viabilidade e simples , o NIRS a, associado a outra técnica de neuromonitoramento como a eletroencefalografia (EEG), apresenta um potencial cada vez maior no monitoramento de recém nascidos e crianças.

Mas, como essa configuração deve ser feita? Um trabalho publicado recomendou a realização de etapas para a orientação de profissionais.

  • Protocolo:  corresponde a prática clínica hospitalar e aplica-se a bebes e crianças de qualquer idade.
  1. 1.      Na preparação, conecte o NIRS, insira os dados do paciente, selecione a sonda de acordo com a faixa de peso e certifique-se que a pele do paciente esteja limpa e seca para uma adesão ideal.
  2. 2.      Coloque a sonda NIRS e o senso na pele do centro da sonda. Se a sonda desconectar, o NIRS vai informar valores incorreto. Em pele vulnerável, recomenda-se o uso de uma camada de celofane.
  3. 3.      A posição da sonda NIRS, quando aplicado na região cerebral, deve ser na região supra-orbitral na testa, abaixo da linha do cabelo para a obtenção de valos do córtex frontal. NIRS ainda tem outras aplicações, como rins e intestino, músculo, etc
  4. 4.      A linha de base deve ser definida 1 a 2 minutos após colocar a sonda. Isso é feito pressionando o botão correspondente no dispositivo. A linha de base é o ponto de partida da medição
  5. 5.      Verifique se o dispositivo está em bom estado de funcionamento e se há complicações clinicas no usuário



O NIRS pode ser aplicado em bebes prematuros com risco de enterocolite necrosante, recém-nascidos com encefalopatia isquêmica hipóxica e lesão cerebral traumática, por exemplo. Como já citado, o NIRS cerebral apresenta grande aplicação no monitoramento em diversos procedimentos com recém-nascidos e crianças. Também aplicado para prever resultados após encefalopatia isquêmica hipóxica e ajudar a orientar a oxigenoterapia em bebês prematuros.

Já conhecia o equipamento, o protocolo e suas aplicações? Interessante, não é mesmo? Os dispositivos NIRS e EEG são umas das neurotecnologias de maior aplicaçãop e custo benefício!






Referências

Bruns, N., Moosmann, J., Münch, F., Dohna-Schwake, C., Woelfle, J., Cesnjevar, R., ... & Müller, H. (2020). How to Administer Near-Infrared Spectroscopy in Critically ill Neonates, Infants, and Children. J. Vis. Exp162, e61533.

Shiba, J., et al. Near-infrared spectroscopy might be a useful tool for predicting the risk of vascular complications after pediatric liver transplants: Two case reports. Pediatric Transplantation. 22, (1), 13089 (2018)

Schröer, S., et al. Multisite measurement of regional oxygen saturation in Fontan patients with and without protein-losing enteropathy at rest and during exercise. Pediatric Research. 85, (6), 777-785 (2019)

The content published here is the exclusive responsibility of the authors.

Autor:

Mouhamed Zorkot

Guru

mouhamed@brainsupport.co









EEG ERP BCINIRSEEG fMRIEEGNeuroscience LabSocial InteractionEEG combinedBrain StimulationStimulus PresentationsEEG ElectrodesResponse DevicesElectrodes EPHYSPhysiology and BehaviorEEG Data AnalysisPlasticity, nfb & nModEEG CombinedMobile EEG NIRS applicationsTranslational EducationAttention & MemoryLanguage ProcessingLearning & MemoryAgingDecision MakingNeuroscience of ConsciousnessSport & Motor BehaviorExecutive FunctionsFunctional ConnectivityPhysiology & BehaviorIonic MovementsNeuroPhilosophyChoice MechanismsSkill LearningSelf PerceptionPerception & ActionStress & CognitionSocial Preferences